Os locais e suas músicas

Há alguns anos eu estava em São Paulo e queria dar uma passada numa loja que vendia assessórios e roupas de Taekwondo, o esporte que praticava da época. Para chegar à loja, que ficava a uns 2km do metrô Liberdade, precisei caminhar por uma das principais avenidas daquele bairro e algo me chamou muito a atenção, mas não foi o som ou as imagens daquele local, mas os cheiros. Até hoje, aquela foi minha mais completa experiência olfativa em toda minha vida. Eram lojas e lojas que lado a lado exalavam cheiros diferentes e, embora muitos destes odores estavam sendo sentidos por mim pela primeira vez, automaticamente montavam em minha mente imagens de filmes e reportagens que havia colecionado durante toda minha vida e que estavam lá num nível subconsciente.
Essa experiência foi incrível, mas esta relação “intersentidos” vai mais além.
No ano passado tive o privilégio de assistir a um show da banda Toto, banda esta famosa por suas músicas que marcaram a década de 80. Quando digo que este foi um privilégio, justifico pois talvez este tenha sido o último show da banda que só voltou a tocar junto nesta turnê Europeia para levantar fundos para o tratamento de um de seus músicos que está em meio a uma batalha contra uma doença. A outra justificativa se dá pois exatamente este show, o de encerramento da turnê, seria a gravação oficial do DVD da banda, e estávamos lá, eu e meu irmão. Fazer um show em qualquer lugar já é legal pela qualidade da música e dos músicos, mas poder participar deste show dentro de um castelo é algo inexplicável. O local era o Castelo scarigelo VilaFranca di Verona ao norte da itália.

O show durou pouco menos de 2 horas, mas as músicas que lá doram tocadas serviram para carimbar um momento sublime da minha vida. As músicas que eu lá ouvi continuam provocando em mim as mesmas sensações que senti naquele local. Ouvir algumas daquelas músicas me faz viajar de volta àquele local sem a necessidade de avião, passaporte e a distância da família, me faz rever o que eu lá vivi.
Chega por hoje, vou dar uma chegadinha lá na Itália agora.

O pátio do Castelo onde foi realizado o show.

20120320-170053.jpg

Anúncios

Publicado em 20 de março de 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s