Ah se ela tivesse diploma de publicidade!

Fazer um curso de publicidade, pra que? Não há exigência de diploma!
Sim, este é o pensamento de muita gente que pula uma etapa muito importante na carreira abrindo logo uma portinha e colocando uma bela placa anunciando que aquela é a mais nova agência de publicidade da cidade.  Eu tenho dó dos coitados que serão as primeiras e, provavelmente, as últimas vitimas destes pseudo-publicitários, pois dificilmente terão resultados com a competência destes que resolvem se aventurar no mundo da publicidade.

Mas por que escrevo isso? Eu tenho um cliente, a Igreja Presbiteriana de São Carlos, que transmite seus cultos aos domingos das 19h às 21horas. O sistema de transmissão é o Livestream e geralmente há uma presença de 10 a 15 pessoas por evento, quantidade satisfatória levando em conta que nunca houve uma divulgação estruturada para isso.  Há duas semana resolvemos dar um passo maior iniciando uma campanha on-line comprando palavras no Google adwords.
Pra não me preocupar muito com o gerenciamento desta conta, acabei vinculando uma gerente do próprio Google que cuida pra mim dos detalhes.

Meu objetivo nesta campanha é pegar as pessoas que estão on-line aos domingos a noite e, caso busquem as palavras que cadastrei, cliquem e participem da programação. Para isso, fiz uma grande alteração na campanha. Deixei que ela, a Alessandra,  configurasse a exibição dos links patrocinados para mim, mas quando entrei na área de gerenciamento pra dar um ok, percebi que minha campanha ficava ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Achei aquilo um grande erro, pois meu usuário deve ser impactado na hora em que ele está online durante o evento. Entrei e mudei tudo. Minha programação de exibição dos anúncios se restringe apenas aos horários que me interessam.

Nesta semana recebi uma ligação com o DDD 031. Para os mais espertos, a Google fica em Minas Gerais e já imaginava quer seria ela, a minha gerente de contas no Google. Atendi.

–       Eu: Alô

–       Ela: Tudo bem senhor Samuel, é a Alessandra do Google.

–       Eu: Tudo bem Alessandra?

–       Ela: Sim, Sr Samuel. Estou entrando em contato para dizer que deve estar ocorrendo algum erro na sua campanha, pois o numero de conversões (cliques que efetivamente levam o usuário ao site que destinei) está muito baixo. Posso habilitar sua propaganda para todos os dias?

–       Eu: Não, eu prefiro assim (já meio sem paciência prevendo que a moça insistiria)

–       Ela: Mas é que o número de cliques está baixo.

Nesta hora eu lembro das formaturas em que participo como homenageado e tenho o privilégio de entregar o diploma simbólico aos alunos que passaram 4 anos estudando pra aprender que mídia se programa, não se usa todo o espectro possível para tentar, no escuro, acertar a cacetada no público visado.

–       Eu: Alessandra, eu não quero que o sujeito que está navegando na hora do almoço na quarta-feira clique no meu link, pois se ele clicar, dará de cara com uma página dizendo que o conteúdo prometido está offline.

–       Ela: Ok, Sr Samuel, vamos deixar assim então.

Ela não assumiu o erro, mas com certeza deve haver algum alerta no sistema dela dizendo que um dos clientes (eu) não está tendo um número legal de cliques e ela é forçada a intervir.

A campanha continua do jeito que está. São poucos os cliques, mas são bem pagos.

Ao Google, com todo respeito ao império que vocês construíram, instruir seus funcionários de que há um planejamento de mídia a ser seguido é algo muito importante. Aproveitando, quero lhes dizer que aqui no Brasil os veículos ainda seguem as regras do Cenp e pagam o Desconto Padrão de Agência de 20%. Os senhores se enquadram nesta categoria, portanto, seria legal começar a pagar.

Anúncios

Publicado em 6 de abril de 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s