QR Code

QR code da localização do prédio histórico da Igreja Presbiteriana de São Carlos.

Você já deve estar percebendo ao seu redor algumas imagens estranhas compostas por pequenos quadrados pretos que não fazem nenhum sentido. Ela pode não significar nada para você, mas está mostrando o sentido da interatividade, da junção de ações off e on-line. O QRcode, do inglês Quick Responde Code, ou Código de Resposta Rápida, já é usado nos EUA e Europa há um certo tempo, mas começa a ser descoberto pelas agências de publicidade brasileiras que descobriram a ferramenta como uma excelente ponte ligando as peças impressas ao universo ilimitado da internet.
As possibilidades são inúmeras e vão desde a geração de um cupom, abertura de um site, um cadastro ou até traçar rotas através de geo-processamento. E quanto custa isso? Nada, simplesmente nada. Clientes, agências e simpatizantes podem construir seu próprio código e sair “escaneando”. Veja como é simples. O código pode ser gerado a partir de alguns sites e até apps para smartphones. É possível criar códigos contendo uma frase, um número de telefone para onde será feita a ligação a partir da leitura, SMS, coordenadas de posicionamento para localização em mapas como o google maps, V-Cards, que são cartões de visita contendo os nomes de um contato. Um gerador legal de QRcode que eu utilizo muito é o http://www.goqr.me, ele é simples mas muito eficiente. Se você quer criar um qrcode com uma posição geo-referenciada para ser direcionada para o Google Maps, o procedimento do próprio google é esse: Encontre um lugar no google maps, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção de centralizar o mapa. Vá no ícone que parece 3 elos de uma corrente e marque a opção “URL curto”. O sistema gerará um encurtamento da URL. Alí mesmo naquele campo, acrescente o que está entre aspas: “.qr”. Copie esta url completa e coloque na barra de navegação de seu browser e dê um enter. Será gerado um qrcode daquela exata posição. Caso sua intenção seja imprimir, você talvez precise desta imagem com maior resolução/tamanho. Observe que a URL foi alterada. Nela você deve encontrar em algum lugar o tamanho original do código, ex: 150×150. Altere para o tamanho (em pixels) que você quiser, por exemplo, 500×500.

Algumas campanhas têm sido feitas utilizando-se desta tecnologia, principalmente aquelas que levem as pessoas a uma experimentação real e um envolvimento com a marca. Há um mês eu dei uma passada pelo Shopping Piracicaba e vi uma destas peças. O colégio Dom Bosco chamou as pessoas para uma interação em seu mural no facebook.
Além da publicidade, a conexão entre os mundos virtual e real pode ser encontrada em diversas áreas. Uma bem inusitada pode ser degustada num restaurante em Boston, o Taranta. O Chef daquela cozinha resolveu inovar imprimindo no meio dos seus pratos um QRcode com a história de cada alimento.

QR Code com a informação sobre a refeição servida. A impressão é feita com uma tinta comestível.

Gostou? Comece agora a pensar em quais situações você poderia usar o QRcode e partir para o abraço, ou para o scan.
Esta foi apenas uma pincelada no tema. Em breve eu falo mais um pouco sobre isso.

{lang: ‘pt-BR’}

Publicado em 2 de novembro de 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Faaaala Samuel,

    Como um incentivador da escrita, não podeira deixar de dar os parabéns por essa nova empreitada. Muito legal e muito relevante.

    É sempre bom poder escrever sobre algo que nos agrada e que cada vez apaixona mais, bem legal mesmo.

    Lendo seu texto lembrei de dois vídeos (um inclusive já comentei com você):

    Esse aqui de uma tatuagem animada graças ao QRcode

    E esse aqui, bem o vídeo fala por si só! Seria o futuro? Teria um limite esse futuro?

    Abração!

  2. Oi Samuel! A curiosidade me pegou! E agora entendi o que são essas barrinhas!
    Adorei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Um abraço! Tathiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s